top of page
Foto do escritorRedação Timeline

Eleições: 2.651 urnas subsituídas e 5 candidatos presos

Atualizado: há 6 dias

As urnas eletrônicas "infalíveis" e os candidatos que "falham"

TSE / Flickr

No primeiro turno das eleições municipais brasileiras realizado neste domingo (6), um total de 2.651 urnas eletrônicas precisaram ser substituídas, representando 0,50% do total de urnas utilizadas até as 15h30, de acordo com o boletim divulgado pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE).


Dentre essas urnas, ao menos 515 urnas precisaram ser trocadas somente no estado de São Paulo. Uma seção eleitoral teve que recorrer ao registro manual de votos.


O TSE também divulgou que cinco candidatos foram preso e 21 foram conduzidos. Já entre os eleitores, houve 68 prisões. Doze armas foram apreendidas.


O órgão eleitoral informou ainda que o aplicativo e-Título, a versão digital do título de eleitor, registrou 2.457.738 justificativas de ausência por georreferenciamento, o que permite que eleitores fora de seu domicílio eleitoral informem sua impossibilidade de votar. Além disso, 199.640 justificativas foram feitas por brasileiros no exterior.


Resgate o jornalismo assinando a Revista Timeline, clique no botão abaixo



183 visualizações3 comentários

3 Komentar


Na minha secção eleitoral, onde trabalhei, um eleitor jovem votou e numa lembrança de urna auditável tentou puxar um papelzinho da parte de tras da urna, achando que ela tinha impresso seu recibo ( foi o que sobrou da zerézima, que é o boletim de zero votos que comprova a urna limpa ). Pensei: " Quem dera se fosse assim..." ☹️

Suka

Sei que se abster de votar serve somente para facilitar a fraude, então devemos sempre votar. Mas daí a acreditar que o processo eleitoral brasileiro é limpo e transparente, isso não é possível, é ir contra a realidade dos fatos. O ruim disto tudo vai ser agora ouvir do porquê candidato x ou y foi ou não eleito ou foi ou não para o segundo como se fraude eleitoral não fosse o principal fator disso tudo.

Suka
Membalas kepada

Na minha secção eleitoral, onde trabalhei, um eleitor jovem votou e numa lembrança de urna auditável tentou puxar um papelzinho da parte de tras da urna, achando que ela tinha impresso seu recibo ( foi o que sobrou da zerézima, que é o boletim de zero votos que comprova a urna limpa ). Pensei: " Quem dera se fosse assim..." ☹️

Suka
bottom of page