top of page
Foto do escritorRedação Timeline

Eleições americanas: pesquisas apontam vitória de Trump

Atualizado: há 6 dias

O establishment já aceita a vitória da chapa republicana?

Recentes pesquisas eleitorais dos Estados Unidos indicam uma leve vantagem de Donald Trump sobre a atual vice-presidente Kamala Harris, que lidera a chapa democrata. Em dois levantamentos, Trump aparece com mais de 270 votos no Colégio Eleitoral, o número necessário para assegurar a vitória presidencial.

Na primeira pesquisa, Trump, ao lado de seu vice J. D. Vance, aparece com 281 votos eleitorais, superando os 257 de Harris, que tem o governador de Minnesota, Tim Walz, como candidato a vice. O mapa do Colégio Eleitoral mostra uma significativa concentração de estados vermelhos (republicanos), especialmente no cinturão central e no sul do país, com os democratas prevalecendo nos estados da costa oeste e nordeste.


Já a segunda pesquisa (Atlas Intel), com números ligeiramente diferentes, aponta Trump com 290 votos no Colégio Eleitoral, contra 248 de Harris. Esse cenário indica que a liderança republicana se consolidou ainda mais em estados tradicionalmente competitivos como Flórida e Carolina do Norte, enquanto os democratas mantêm controle sobre estados historicamente azuis como Califórnia e Nova York.

Esses resultados refletem um cenário preocupante para a chapa democrata, que precisaria reverter a desvantagem em estados-chave como Pensilvânia e Michigan para obter os votos necessários para a vitória. A perda de apoio em estados do "Rust Belt" (cinturão industrial), que tradicionalmente decidem eleições, pode ser um forte indicativo das dificuldades enfrentadas pelo Partido Democrata em manter sua base de eleitores.


Embora ainda seja cedo para definições, as pesquisas sugerem que Trump está conseguindo mobilizar uma parcela significativa do eleitorado, sobretudo após o atentado que quase lhe tirou a vida. Por outro lado, Harris precisará intensificar sua campanha e melhorar sua aceitação entre eleitores indecisos, especialmente nas regiões do meio-oeste e sul do país, se quiser manter vivas as esperanças de um segundo mandato democrata na Casa Branca.


À medida que as eleições se aproximam, o cenário eleitoral tende a se tornar ainda mais polarizado, com ambos os partidos intensificando suas campanhas e esforços para garantir os votos em estados-chave. Os próximos meses serão cruciais para definir o rumo das eleições e o futuro político dos EUA.


Resgate o jornalismo assinando a Revista Timeline, clique no botão abaixo



O impacto das pesquisas


Essas novas pesquisas levantam questionamentos sobre a viabilidade da chapa Harris/Walz em um cenário político tão dividido. A aparente dificuldade de conquistar eleitores desavisados e "independentes" sugere que os democratas terão que revisar suas estratégias de campanha para competir com a mensagem patriótica e anti-establishment de Trump.


O papel de J. D. Vance como vice de Trump também se mostra um fator relevante. Conhecido por sua defesa das comunidades do interior e discurso voltado para o eleitorado da classe trabalhadora, Vance reforça a tentativa de Trump de ampliar seu apelo para além de sua base tradicional.


No entanto, vale destacar que pesquisas eleitorais são retratos momentâneos, e ainda há muito tempo para mudanças no cenário político. Resta saber se os democratas conseguirão responder a essa crescente ameaça republicana e se Trump conseguirá manter sua liderança em meio a uma campanha que promete ser intensa e imprevisível.


Resgate o jornalismo assinando a Revista Timeline, clique no botão abaixo



478 visualizações2 comentários

2 Comments


GO TRUMP 👏🏻👏🏻👏🏻🙏🏻🙏🏻🙏🏻👊🏻👊🏻👊🏻👊🏻

Like

Espero que esse Sr. Perca a empáfia e muito…muito ++

Like
bottom of page