top of page
Foto do escritorMax Cardoso

Dia histórico para exploração espacial

Atualizado: há 4 dias

SpaceX de Musk conseguiu trazer parte do foguete de volta à plataforma de lançamento

Dia histórico para exploração espacial, mas ficará escondido
Reprodução / Redes Sociais

Na manhã deste domingo (13), durante o quinto lançamento de teste da Starship, a SpaceX de Elon Musk conseguiu realizar um feito que entrará para a história da exploração espacial.


A parte de baixo do foguete conhecida como super heavy (super pesado), que é responsável por levar a Starship para órbita da Terra, conseguiu voltar na mesma plataforma de onde havia sido lançada.


Essa foi a primeira tentativa da SpaceX de realizar essa proeza e foi um sucesso. Esse feito, que já está sendo considerado uma das maiores realizações da engenharia atual, permite que os gastos com a viagem espacial diminuam enormemente.


A partir de agora já não seria necessário gastar nenhum centavo com a recuperação da parte de baixo do foguete. Além disso, o tempo de preparação para o próximo lançamento também diminui muito.


A Starship é um grande foguete que tem como objetivo levar pessoas e grandes cargas em viagens espaciais. Esta missão faz parte do projeto que pretende realizar viagens espaciais para Marte, o objetivo tão sonhado por Elon Musk.


Resgate o jornalismo assinando a Revista Timeline, clique no botão abaixo



A maior dificuldade da exploração espacial é o Estado


No entanto, parece que os maiores desafios de Elon Musk não tem nada a ver com engenharia. A empresa sofre constantes boicotes e regulações por parte do governo e agências estatais que atrasam e dificultam seus lançamentos.


O lançamento deste domingo quase não aconteceu por causa de imposições feitas pela agência estatal de Administração Federal de Aviação (FAA na sigla em inglês), que queria atrasar o lançamento para novembro.


Graças aos protestos de Musk e ações feitas junto ao Congresso americano, a SpaceX conseguiu a autorização para fazer o lançamento hoje. E toda essa pressão contra Musk começou depois que ele começou a se posicionar politicamente à direita e apoiar Trump.


Um exemplo recente aconteceu na Califórnia que é predominantemente democrata. A Comissão Costeira da Califórnia votou por 6 a 4 para rejeitar a proposta da SpaceX de aumentar os lançamentos do Falcon 9 de 36 para 50 na Base da Força Espacial de Vandenberg.


Mas o que surpreende, ou não, é que entre as justificativas da negativa estavam as atividades políticas do CEO da SpaceX, Elon Musk, na plataforma X. O próprio Elon Musk chegou a dizer que se Kamala Harris vencer as próximas eleições, a humanidade não conseguirá ir a Marte.


É também por esse motivo que a grande mídia não está dando o destaque devido aos feitos recentes de Elon Musk na área da exploração espacial.


A cada conquista Musk está tornando as viagens espaciais mais rápidas e economicamente viáveis. Um feito que nenhuma iniciativa estatal sequer chegou perto.


Talvez um outro grande feito de Musk seja mostrar ao mundo que uma política de esquerda só leva ao atraso e estagnação, o que será devidamente ocultado por todos os meios de comunicação.


Assista ao feito da SpaceX:



Resgate o jornalismo assinando a Revista Timeline, clique no botão abaixo



84 visualizações1 comentário

1 Comment


nutribella79
nutribella79
há 4 dias

Wow 👏🏻👏🏻👏🏻🚀🚀🚀🚀

Like
bottom of page